6 de mar. de 2006

Faça o seu podcast

Faça o seu podcast
03/03/2006
Gabriel Rocha Gaspar

http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=121

Podcast é a palavra da moda para quem curte Internet e tecnologia. Mas o que é um podcast e para que ele serve? A resposta para a primeira pergunta é simples: trata-se de um arquivo .mp3 que contém qualquer som (música, conversa, textos lidos, poemas etc...) que o autor queira enviar por meio de RSS (Really Simple Syndication) para outros computadores, iPods ou MP3 Player.

Já a resposta para que serve um podcast é: depende de você. Você sempre quis ter um programa de rádio, mas seu pai não é dono de uma emissora; você é um músico que quer que sua música atinja além dos ouvidos dos seus vizinhos; você acha que os programas de esporte só têm torcedores do time rival e quer expressar sua oposição; enfim, você precisa de voz! E para ajudar você a soltar a voz por aí, o WNews ensina, passo-a-passo, a gravar, configurar e publicar um podcast. É necessário ter uma homepage para fazer seu podcast.

Gravação

O primeiro passo para criar seu podcast é gravar um arquivo MP3. Para isso, muitos podcasters valem-se de um programa simples de usar, gratuito e repleto de recursos: Audacity – você precisará fazer também o download do plugin LAME MP3, que permite que o Audacity reconheça arquivos MP3. Ambos. Feitos os dois downloads, instale o Audacity, abra o lame-3.96.1.zip e copie o arquivo lame_enc.dll para qualquer pasta do seu computador (Arquivos de ProgramasAudacity, por exemplo). Quando você clicar na opção Exportar como MP3, no menu do Audacity, o programa pedirá que você localize o lame_enc.dll.

Antes de iniciar o Audacity, entre no menu iniciar do Windows, Programas/Acessórios/Entretenimento/Volume. Vá em Opções/Propriedades, selecione gravação e certifique-se de que as caixas CD Player, Entrada e Microfone estão selecionadas. Feito isso, inicie o Audacity, ajuste os controles de volume do microfone e da entrada e simplesmente clique no botão redondo vermelho (o famoso REC). Qualquer som que você reproduzir com outros programas do seu computador ou fizer ao microfone será gravado – é recomendável que você utilize um microfone com captação um pouco melhor do que a daquele pequeninho que vem com o computador, apesar de ele “quebrar um galho”. Bons microfones podem ser encontrados em lojas de música.

Feita a gravação, exporte o arquivo como MP3. Vamos supor que você o salve como podcast1.mp3. Não se esqueça, ao salvar o arquivo, do local em que foi salvo e de seu tamanho exato. Para saber o tamanho do arquivo em bytes, clique sobre a faixa com o botão direito do mouse, selecione Propriedades e repare no tamanho do arquivo - 4,19 MB (4.395.008 bytes), por exemplo. Neste caso, o que você deve anotar é 4395008, sem pontuação.

Criando o RSS

Para criar um arquivo .rss, abra o bloco de notas – neste caso, nenhum outro editor de texto pode ser usado – e salve a página em branco com o nome que desejar, desde que com extensão .rss. Em nosso exemplo, digamos que seja podcast1.rss. Os códigos que você digitará nesta página (XML – Extensible Markup Language) são similares aos utilizados em homepages (HTML – HyperText Markup Language). Para simplificar a programação do arquivo, segue o código pronto – não se esqueça de substituir os exemplos pelos atalhos corretos:



Caso você queira colocar outro podcast na mesma página, basta inserir o mesmo código novamente. Caso você deseje aprimorar este código – que é muito simples –, dê uma pesquisada em alguns sites de podcast: quando abrir a página, clique em salvar, no menu de seu navegador e abra o arquivo no bloco de notas para estudar os códigos. Agora só falta colocar os elementos de seu podcast “no ar”.

Uploads

Você pode fazer o upload dos arquivos MP3 e RSS de seu podcast utilizando tanto o programa de upload do site em que sua página está hospedada, quanto um programa independente de FTP (File Transfer Protocol). Para isso, um programa interessante é o CoffeeCup Free FTP. O importante é que os arquivos sejam colocados na rede. Se você optar por colocá-los em uma subpasta, lembre-se de adicionar a pasta ao tag
Validação

Para se certificar de que tudo foi feito corretamente, há sites que verificam o funcionamento do podcast. O mais popular deles é o http://rss.scripting.com/. Entre no site, digite o endereço de seu arquivo .rss – segundo nosso exemplo, www.meuwebsite.com/podcast1.rss – e pressione o botão Validate. Caso haja algum problema com o código, o site lhe enviará uma mensagem de erro, indicando que sintaxes, tags etc. errados. Qualquer erro invalidará o podcast. Caso isso aconteça, abra o arquivo RSS no bloco de notas e verifique o que está errado.

Uma vez validado, basta enviar o endereço de seu podcast para quem você quiser que se inscreva para ouvi-lo. Para que as pessoas possam acessá-lo, elas precisarão de um leitor de podcasts. Entre os mais populares, está o iTunes.